Pular para o conteúdo principal

Exposição 'Segredos que habito' será uma das atrações do MAB


A exposição “Segredos que habito”, das artistas Claudia Lara, Giovana Casagrande e Leila Alberti, estará entre as atrações da 4ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), que será iniciada na noite desta quinta-feira, dia 14, na Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu). O período de visitas vai até 22 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Passeio cultural mediado para grupos pode ser agendado pelo telefone 3381-6176. A entrada é franca.
Em 2014, Claudia Lara, Giovana Casagrande e Leila Alberti deram início a uma jornada de pesquisas para desenvolver um projeto de arte com ênfase na matéria têxtil, visto que fios, lãs e tecidos já são utilizados por elas em suas poéticas individuais. Nas obras, usam a matéria têxtil atrelada ao resgate das artes femininas e todas as questões de imposições sociais e preconceitos modernos. As artistas extraem segredos dos fios, dos bordados, dos tecidos, das pedras e das operações possíveis, como costurar, bordar, alinhavar, cerzir, dobrar, franzir, amarrar, pendurar e urdir.

Quem são elas
Claudia Lara é natural de Curitiba (PR), onde reside e trabalha. Formou-se em Educação Artística pela Faculdade de Educação Musical do Paraná e se especializou em História da Arte Contemporânea na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Frequentou diversos ateliês e tem obras premiadas e que fazem parte do acervo do Museu de Arte do Paraná, do Museu de Arte Contemporânea de Cascavel, entre outros. Em 2011, recebeu um prêmio pelo primeiro lugar na "Exposition Biennale dÁrt Contemporains Brésilen et Latino Américain", em Paris (França).
Nascida em Realeza (PR), Giovana Casagrande vive e trabalha em Curitiba. É graduada e pós-graduada pela EMBAP. Atuou com o Coletivo ARTIXX 2009/2011, e participou da Bienal Vento Sul 2011 (Coletivo ARTIXX). Desde 2007, pesquisa e trabalha com cerâmica. Em 2013, contribuiu com a exposição "Coisas de Alice", juntamente com Leila Alberti, no Museu Alfredo Andersen, em Curitiba. Possui obras em acervos particulares no Brasil e nos Estados Unidos.
Leila Alberti é natural de Quilombo (SC), mas mora e trabalha em Curitiba. Possui graduação em Letras pela Universidade Católica do Paraná, graduação em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e especialização em Poéticas Contemporâneas no Ensino de Arte - Universidade Tuiuti do Paraná.

Abertura da 4ª Temporada de Exposições
Durante a festa de abertura da 4ª Temporada de Exposições, o público poderá conhecer “Experimento: Revelação fotográfica através da retina”, com Ivan Schulze, e “Paisagem Sonora”, com Alexandre Venera. Também haverá declamações de poetas e escritores representantes da Sociedade Escritores de Blumenau (SEB) e Academia de Letras de Blumenau (ALB), além da apresentação da Banda Municipal de Blumenau.

Serviço
Abertura da 4ª Temporada de Exposições no MAB
Data: quinta-feira, dia 14
Local: Fundação Cultural de Blumenau (Rua 15 de Novembro, 161, no Centro)
Horários:
19h: conversa com os artistas
20h: abertura, com lançamento de livro, declamação de poesias e apresentações musicais
Visitação: até 22 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Entrada franca

Artistas presentes na 4ª Temporada
Sonia Beltrame (SC): instalação "Quem não cuida de si, que é terra, erra/Firmar-lhe a vida em atadura, dura"
Ana Mähler (RS): exposição de pinturas "Lapidações"
Claudia Lara, Giovana Casagrande e Leila Alberti (PR): objetos e bordado estarão presentes com a exposição "Segredos que habito"
Edu Silva (SP): "Rupturas"
Dhéia Ferrari (SP): exposição fotográfica "Janelas da Alma"

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl