Pular para o conteúdo principal

Jorge Zimmermann lança o livro 'Serei preso só por falar alemão?'


O escritor Jorge Roberto Zimmermann lança na noite de abertura da 4ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), no dia 14 de setembro, na Fundação Cultural de Blumenau, o livro Serei preso só por falar alemão? Poucos brasileiros sabem que imigrantes alemães foram perseguidos em Santa Catarina durante a Segunda Guerra. Gente simples e trabalhadora era presa apenas porque só falava o idioma dos antepassados.
Zimmermann ouvia muitas histórias sobre isso quando era criança e adolescente em Gaspar e Joinville. Já adulto e radicado no Rio de Janeiro, resolveu pesquisar fatos registrados no Estado natal durante a guerra. As pesquisas o levaram a escrever esta obra de ficção mesclada a casos que ocorreram não só em Santa Catarina como em outros Estados brasileiros.
O personagem central da história é o poderoso Lindolfo, um alemão que fez fortuna e amigos e protegeu muitos conterrâneos perseguidos pela polícia, escondendo-os em um sítio afastado, que acabou se transformando em uma próspera comunidade.
Zimmermann conta, por exemplo, como era o chamado “batismo do óleo”, quando os detidos nos campos eram obrigados a beber uma mistura de óleo diesel e óleo de rícino e submetidos a humilhações. Seus “crimes” eram falar alemão ou mesmo português com forte sotaque. “Serei preso só por falar alemão?” é o quarto livro do autor, que já tinha escrito um sobre sua família e dois romances: “Schermann, o pescador” e “Bruna”.

Serviço
Abertura da 4ª Temporada de Exposições no MAB
Data: quinta-feira, 14 de setembro
Horários:
19h: conversa com os artistas
20h: abertura, com lançamento de livro, declamações de poesias e apresentações musicais
Visitação: até 22 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Entrada franca

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl