Pular para o conteúdo principal

Pessoas com baixa visão e cegos participam de atividade no Museu de Arte


A 5ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) foi recém-aberta pela Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu). Na manhã da última sexta-feira, dia 10, a primeira ação pós-instalação da mostra envolveu uma parceria entre o Centro Braille da FCBlu e a artista paulista Simone de Moraes, que atuou como mediadora durante a visita de um grupo de pessoas com baixa visão e cegos ao MAB. Todos foram direcionados para a Sala Elke Hering, onde receberam informações sobre o espaço, a artista expositora, o trabalho desenvolvido, os recursos e as técnicas utilizadas.
Em seu trabalho, Simone utiliza lã de carneiro como matéria-prima e, com movimentos repetitivos dos braços, forma desenhos e composições, que constituem a exposição Floema. A artista sugeriu um percurso no espaço no qual a instalação se encontra, permitindo a locomoção sobre a obra. Em seguida, promoveu o toque no material que possui diversas espessuras. Os visitantes permaneceram imersos nessa experiência tátil da obra por um tempo. “A artista leu uma poesia que fala sobre o corpo. Após a leitura, os participantes foram estimulados a falar sobre a experiência tátil, auditiva e a relação do corpo no tempo e espaço. Cada um recebeu uma pequena bola de lã e instruções de um ponto para experimentar a prática de fazer arte”, relata a gerente do MAB, Mia Ávila. “A experiência foi enriquecedora para os envolvidos, participantes, artista, MAB e Centro Braille”.
Visitas às salas expositivas podem ser feitas até 18 de fevereiro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, sempre com entrada gratuita. O edital para as exposições temporárias de 2018 já está disponível no site da Prefeitura de Blumenau e as inscrições prosseguem até 26 de janeiro.

Serviço

5ª Temporada de Exposições no MAB
- Instalação Floema, de Simone Moraes
- “Do lado de cá, do lado de lá”, de Eugênica França
- Recortes, de 14 artistas da Federação das Associações de Artistas Plásticos (FAAPSC)
- Diagnósticos, de Nelson Júlio
- Desdobra, de João César de Melo
- Pequeno Formato, de Marco Magalhães
Onde: Museu de Arte de Blumenau (Rua 15 de Novembro, 161 – Centro)
Visitação: até 18 de fevereiro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Entrada franca

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl