Pular para o conteúdo principal

Prefeitura recebe obras que ilustram aspectos da história da cidade


Quem passar pelo hall da Prefeitura de Blumenau terá a oportunidade de apreciar a exposição organizada pela Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap), em parceria com o Museu de Arte de Blumenau (MAB). A mostra apresenta obras de quatro artistas associados, que contam um pouco da história da cidade, dos habitantes e de sua força de trabalho. Essa é a primeira das três exposições que a Bluap apresentará nesse espaço.

Artistas expositores
Vidal Burger: "Barco a vapor Progresso"
Sobre: Construído em Dresden (Alemanha), chegou à Blumenau em 1879. Era um barco a vapor com 22,5 metros de comprimento e 3,34 metros de largura. Sua chegada foi muito esperada e contou com festa, música e foguetório. Naquela época, o transporte de mercadorias e viagens pelo Rio Itajaí-Açu era muito precário e lento, sendo feito por canoas, pequenas embarcações e por terra, efetuada por animais e carroças. Foi batizado de "Progresso", pela expectativa de melhoria do transporte fluvial entre Blumenau e o porto de Itajaí, facilitando o escoamento de produtos manufaturados da região. O barco a vapor Progresso foi um marco importante na história de Blumenau.
Dulce Paladini: "Começo de tudo"
Sobre: A vinda dos imigrantes alemães para Blumenau criou indústrias têxteis e de cristais as quais fizeram com que a cidade se tornasse um polo representativo nacional. As casas em técnica enxaimel, tradições, festas e culinária típica alemã fizeram com que a cidade de Blumenau ficasse conhecida tanto no Brasil como no exterior.
Lucienne Sprung: "Fabricando Cristais"
Sobre: A obra representa a força, determinação e arte a que se dedicam os “artistas do cristal”.
Nelson Julio: "Ipê-Roxo" (in memoriam)
Sobre: A chegada do inverno anuncia também a floração dos ipês na cidade de Blumenau. Os primeiros a desabrocharem são os ipês-roxos, árvore símbolo da cidade. No momento de maior frio do ano, as folhas caem e as flores de tons arroxeados explodem em uma beleza insuperável.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl