Pular para o conteúdo principal

Tributo a Marina Mosimann será lançado no Museu de Arte de Blumenau


“Superlativa Marina”, catálogo da Lápis Editora e Projetos Culturais que aposta na memória e trajetória da galerista e gestora pública Marina Heloísa Medeiros Mosimann, será lançado durante a noite de abertura da 5ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB). O evento ocorrerá nesta quinta-feira, dia 9, a partir das 19h, na Rua 15 de Novembro, 161, no Centro.
O projeto, idealizado pela filha Melina Mosimann, faz um tributo à história de Marina, que ajudou a criar nos anos de 1970 o circuito de arte de Santa Catarina. Nascida em Blumenau, ela comandou, entre 1976 e 2000, a Galeria de Arte Lascaux. A partir de 1989, começou a sua atuação na gestão pública, como diretora do Museu de Arte de Joinville.
A atuação de Marina desdobra-se em ações por diferentes cidades do Estado, num entrelaçamento de encontros e experiências que ajudam a conhecer melhor a constituição de um sistema ou circuito de arte, entendido como um conjunto de artistas, obras, diferentes processos e relações, exposições, mediações entre museus, galerias, fundações, entidades, gestores, colecionadores, pesquisadores e historiadores.
A pesquisa e o texto do catálogo são da jornalista Néri Pedroso e o design gráfico de George Varela. O material foi constituído a partir das memórias pessoais, com pesquisa no acervo particular e o depoimento de diversas pessoas.

Saiba mais
Lançamento do catálogo Superlativa Marina (Lápis Editora e Projetos Culturais)
Quando: quinta-feira, dia 9, às 19h
Onde: Museu de Arte de Blumenau (Rua 15 de Novembro, 161, no Centro)
Valor do catálogo: R$ 25
Entrada gratuita

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl